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Duas empresas de São Paulo e uma de Porto Alegre estão na disputa pela elaboração da projeto básico da segunda ponte do Guaíba. As paulistas Engevix Engenharia e Enescil Engenharia de Projetos e a gaúcha Ecoplan Engenharia foram habilitadas ontem, em Brasília, pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para a primeira fase da nova ponte.
Nos próximos dias, o departamento analisará a capacidade técnica das empresas e, em data ainda a ser definida, abrirá as propostas de preço, que não pode ultrapassar R$ 7,3 milhões. A expectativa é definir até junho a vencedora, que terá prazo de um ano e meio para a conclusão.
O Dnit já realizou os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, o que diminuirá entraves. Após a conclusão do projeto básico, será aberta nova licitação para a execução da obra, com custo previsto de R$ 900 milhões. Em dezembro, a presidente Dilma anunciou a realização da obra com recursos federais em vez de parceria com a iniciativa privada.
Após o início da construção, serão 36 meses de trabalhos até a inauguração da obra. A nova travessia de 1,9 quilômetro deve começar a ser erguida em 2014, com conclusão entre 2016 e 2017. A nova ponte ficará a cerca de um quilômetro de distância da atual, inaugurada em 1958.
A nova travessia, que terá 27 metros de largura e 36 metros de altura em relação à água, é considerada fundamental, já que a BR 290 é a principal ligação da região metropolitana com a metade sul e região central do Estado.
O principal problema da travessia existente é o vão móvel, que apresenta falhas recorrentes e, quando trava, impede a passagem de milhares de veículos. A nova travessia não terá vão móvel porque já será mais alta.
Fonte: Band.com