Tel 51 3307 6885

Notícias

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: strtotime() [function.strtotime]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3,0/no DST' instead

Filename: views/noticias.php

Line Number: 18

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: strftime() [function.strftime]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3,0/no DST' instead

Filename: views/noticias.php

Line Number: 18

quarta, 23 de fevereiro de 2011

23/Fev/2011 - Parecer elimina Corsan da disputa

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está fora da disputa pela concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para os próximos 30 anos em Santa Cruz do Sul. A empresa foi considerada inabilitada por não atender a exigências do edital de concorrência pública quanto à qualificação técnica e financeira, e pode recorrer da decisão na Justiça. Duas organizações ligadas a grupos privados seguem no certame – a Águas do Brasil Saneamento Básico S/A (RJ) e a Equipav S/A Pavimentação, Engenharia e Comércio (SP) .
A eliminação da Corsan já era esperada pelos dirigentes da companhia, sobretudo devido às restrições aos índices contábeis das licitantes. De acordo com o parecer da comissão de licitações do município, esse foi um dos fatores que acabaram por afastar a empresa, já que ela não atingiu os índices de liquidez geral, liquidez corrente e endividamento exigidos. Outros nove itens do edital também não foram atendidos, conforme a documentação entregue na terça-feira da semana passada ao Executivo.
O problema estaria na ausência de dados que comprovassem que a empresa possui em seu quadro permanente profissionais de nível superior com atestado de registro junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-RS), para coordenar atividades operacionais e de manutenção. Segundo o parecer, a Corsan teria apresentado atestados de outro órgão, o Conselho Regional de Química da 5ª Região, que foram desconsiderados por não especificar o nome dos responsáveis técnicos e por não terem sido emitidos pela entidade apontada no edital.
O julgamento da habilitação jurídica, financeira e técnica das empresas configurou a primeira etapa do processo. A comissão contou com o suporte da divisão de contabilidade da Secretaria Municipal da Fazenda e de uma comissão especial formada por engenheiros. As licitantes têm agora cinco dias para entrar com recursos contra a decisão, e caso isso aconteça, a Prefeitura tem mais cinco para apresentar contrarrecursos. Se não houver interposições, o procedimento avança normalmente. A abertura dos envelopes com as propostas técnicas está marcada para 3 de março, às 14 horas. A última etapa será a entrega das propostas de preços, com os descontos sugeridos sobre a tarifa, quando finalmente será escolhida a vencedora.
O procurador-geral do município, Luciano Almeida, afirmou que a eliminação se deu porque a Corsan “não comprovou ter capacidade técnica e saúde financeira para operar e investir”. Almeida defendeu os limites estipulados aos índices contábeis das licitantes. “A lei prevê essa possibilidade”, justificou.

Autor: Pedro Garcia

Fonte: Gazeta

Home|Escritório|Áreas de Atuação|Profissionais|Notícias|Publicações|Boletim Informativo|Contato
Faganello Advogados .:. Av. Getúlio Vargas, 1157, sala 1507 - Bairro Menino Deus, Porto Alegre - RS