Severity: Warning
Message: strtotime() [function.strtotime]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3,0/no DST' instead
Filename: views/noticias.php
Line Number: 18
Severity: Warning
Message: strftime() [function.strftime]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3,0/no DST' instead
Filename: views/noticias.php
Line Number: 18
A articulação de deputados federais e senadores pela criação de uma nova linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) para que os hospitais possam ampliar a oferta de leitos até a realização da Copa do Mundo foi um dos pedidos apresentados pelo secretário estadual do Esporte, Kalil Sehbe, a representantes da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados. A demanda foi apresentada ontem durante o Fórum Legislativo nas Cidades-Sedes da Copa do Mundo de Futebol no Brasil - O Poder Legislativo fazendo parte do time da Copa 2014, que aconteceu na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O deputado Jonas Donizette (PSB/SP), que preside a comissão, afirmou que a intenção dos parlamentares era ouvir as autoridades regionais. "Estamos colhendo as dificuldades, os problemas para ver onde podemos colaborar. Em muitos lugares já conseguimos destravar problemas."
Aos parlamentares, Sehbe destacou que está prevista a criação de aproximadamente 2 mil novos leitos hospitalares (divididos entre a Capital, com 1,2 mil unidades, e o Interior). Os centros de saúde precisam estar credenciados junto aos seguros de saúde internacionais para que os torcedores e atletas estrangeiros possam ser atendidos sem ocupar vagas do Sistema Único de Saúde.
Além do pedido, o secretário mostrou todo o planejamento para "fazer do Rio Grande do Sul a melhor sede da Copa". Ele detalhou as obras do estádio Beira-Rio, a construção da Arena do Grêmio (que será usada como centro de treinamento) e a disponibilidade de outros quatro campos auxiliares, na Pucrs, no Passo D Areia, no Sesc e na Ulbra.
No encontro foram abordadas também as obras de mobilidade urbana, que incluem entre outras o metrô de Porto Alegre, a ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a criação do aeromóvel. A coordenadora do gabinete de articulação institucional da prefeitura de Porto Alegre, Ana Maria Pellini, destacou que todas as obras que cabem ao município já passaram pelo processo de licenciamento ambiental e receberam o decreto de utilidade pública. A estimativa é que até dezembro cada obra tenha contratada ao menos uma etapa - grande parte das licitações deve acontecer, disse ela, até o final de setembro.
O chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Bento Afonso dos Santos, apresentou os trabalhos de qualificação e infraestrutura que estão sendo feitos pelo governo federal. Ele detalhou os programas de qualificação profissional que devem treinar 306 mil profissionais que atuam "na linha de frente do turismo" (35% do total), como taxistas, agentes de viagens e recepcionistas.
Para o deputado federal Danrlei de Deus (PTB/RS), a manhã de trabalho foi importante para que todos os gaúchos estejam a par do estágio das obras em Porto Alegre. Já Afonso Hamm (PP/RS) destacou que a Copa do Mundo abre um cenário de oportunidades. "É um pênalti que o Brasil não pode errar". Para o deputado progressista, o debate tornou públicas as iniciativas e fazer o possível para que o cronograma seja cumprido passou a ser "responsabilidade de cada um". Participaram também do encontro, entre outros parlamentares, os deputados Romário (PSB/RJ) e Acelino Popó Freitas (PRB-BA).
Fonte: Jornal do Comércio - RS / Clarisse de Freitas