Severity: Warning
Message: strtotime() [function.strtotime]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3,0/no DST' instead
Filename: views/noticias.php
Line Number: 18
Severity: Warning
Message: strftime() [function.strftime]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3,0/no DST' instead
Filename: views/noticias.php
Line Number: 18
O processo de licitação, do tipo concorrência, com o intuito de contratar uma empresa para realização do restauro das fachadas do prédio do Mercado Público de Rio Grande foi realizado na última segunda-feira e homologado na quinta, pela Prefeitura rio-grandina. A empresa vencedora da licitação foi a Marsou Engenharia Ltda, sediada em Goiânia (GO).
Trata-se da mesma empresa que está executando as obras de restauro no Solar Barão de São José do Norte, prédio em que ficarão as futuras instalações da Secretaria Municipal de Educação. Conforme o setor de Compras e Licitações Públicas da Prefeitura, nos próximos dias a empresa será convocada para assinatura do contrato e a partir deste ato, será emitida a ordem de início das obras.
A empresa vencedora da concorrência terá 180 dias, a contar da emissão da ordem de início do serviço, para a conclusão desta etapa de restauração do Mercado Público Municipal. A intenção com a obra a ser realizada é devolver ao prédio suas principais características arquitetônicas, através da restauração e da reintegração dos elementos de adorno e envolventes da edificação.
Entre os serviços a serem feitos estão a reconstrução dos frontões em todos os quatro acessos principais; remoção dos revestimentos de tijoletas da parte inferior das fachadas; reconstrução das meias pilastras que moldam quartos (lojas) em conjunto com abóbadas de tijolo armado de concreto; promoção do retorno da feição original do prédio quanto a modulação, aberturas, revestimentos e coroamento (platibanda e frontões). E ainda, a reposição de ladrilhos hidráulicos na calçada do entorno do prédio.
Concluídos estes serviços, será feita a pintura das fachadas. Conforme a Prefeitura, a área de fachada a ser restaurada é de aproximadamente 1.720 metros quadrados e a de substituição de ladrilho hidráulico no passeio público é de 554 metros quadrados.
O Prédio
A construção do Mercado Público de Rio Grande foi ordenada em 1841, pelo presidente da Província, Saturnino de Souza, e concluída em 1863. É um prédio de arquitetura puramente neo-clássica que, ao longo de seus 149 anos recebeu várias intervenções. São exemplos destas intervenções, a construção e demolição de um segundo pavimento, a retirada das platibandas e frontões das fachadas, o fechamento das circulações originais e dos quadrantes internos.
O prédio está classificado como Edificação de Interesse Cultural, pela lei municipal nº 4556/90. Faz parte do inventário de bens culturais imóveis do município de Rio Grande. Possui tombamento municipal e encontra-se em processo de tombamento na Secretaria de Estado da Cultura.
Fonte: Jornal Agora